Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23510
Título: Diagnóstico sobre práticas inclusivas em uma escola pública da rede estadual da cidade de Campina Grande
Autor(es): Soares Neto, João Gomes
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Ensino de Química
Atendimento Especial Especializado - AEE
Data do documento: 15-Fev-2019
Resumo: Por muitos anos, a educação de uma criança/adolescente foi colocada apenas sob a responsabilidade dos pais e a escola era vista apenas com o objetivo de ensinar a ler e escrever. Com o tempo, crianças com dificuldades motoras e intelectuais passaram a ser diagnosticadas e inseridas na sociedade, criando estigmas e preconceitos visíveis e excludentes, em todas as áreas sociais, inclusive a educação, sendo marcada por um momento segregacionista. Porém, a partir da compreensão das deficiências e o surgimento das leis que asseguram o acesso à escolarização das pessoas com deficiência, bem como, as exigências de ambientes de Atendimento Educacional Especializado – AEE é possível observar um crescimento da educação especial e inclusiva. A educação especial e inclusiva tem sido bastante discutida no meio acadêmico, visto que o número de crianças com necessidades educacionais especiais tem aumentado nas escolas, e com isso, surge a necessidade de novas metodologias de ensino, ou metodologias adaptadas. É sobre essa problemática que este estudo se debruça. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, realizado na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Augusto dos Anjos (EEEIEF), em Campina Grande-PB. Os resultados obtidos demonstram que apesar da escola oferecer uma infraestrutura especial para o atendimento, ainda existem dificuldades, por parte dos professores, na condução das aulas e nas metodologias utilizadas com os alunos com necessidades especiais. Ainda há muito o que caminhar. Sugere-se, no caso do ensino da química, que os professores procurem utilizar metodologias e recursos didáticos que facilitem a aprendizagem e para isso, eles podem contar com materiais simples e alternativos que fazem parte do cotidiano dos alunos.
Descrição: SOARES NETO, J. G. Diagnóstico sobre práticas inclusivas em uma escola pública da rede estadual da cidade de Campina Grande. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23510
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Gomes Soares Neto.pdfPDF - João Gomes Soares Neto724.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.