Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23525
Título: A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II
Autor(es): Andrade, Ianny da Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Charge
Metodologia de ensino
Data do documento: 26-Fev-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da utilização da Charge como recurso didático nas aulas de Geografia a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II na escola E.C.I. Dep. Carlos Pessoa Filho (Aroeiras/PB) em uma turma do 8º ano. A pesquisa é com base no método fenomenológico. As metodologias trabalhadas tiveram como embasamento os pensamentos de Piaget abordados por Cunha (2008), com relação à motivação aos discentes e à organização da sala de aula, visando preparar o ambiente escolar, e Libâneo (2013) como fonte para a estruturação das atividades aplicadas. Com relação aos procedimentos metodológicos teve a aplicação da charge dividida em três intervenções com temáticas diferentes. Na primeira intervenção, foi utilizada a charge como direcionamento e contextualização da discussão, utilizando-se também de um resumo e uma atividade com o intuito de fazer com que os alunos contextualizassem a charge com a temática geográfica trabalhada. A segunda intervenção e a terceira foram utilizadas o resumo para a aula, juntamente com questionamentos, incentivo à leitura e interpretação do que foi lido, as charges foram utilizadas como atividades, essas que tiveram questionamentos que buscavam, a partir da leitura e interpretação da charge, correlacionar com a temática geográfica trabalhada. A terceira intervenção teve ainda um questionamento que buscava incentivar os discentes a trazer possíveis soluções que amenizassem a situação-problema contida na charge, levando em consideração as perspectivas geográficas. Como resultados foi possível verificar a utilização do recurso charge, juntamente com as contribuições de PIAGET e LIBÂNEO foram capazes de tornar a aula de Geografia didática e harmoniosa, com ampla participação dos discentes e capaz de instigar o senso crítico-reflexivo destes, além de trazer contribuições para o docente estagiário.
Descrição: ANDRADE, I. da S. A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II. 2021 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23525
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ianny da Silva Andrade - TCCTCC - Ianny da Silva Andrade - TCC1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.