Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23532
Título: Soberania alimentar e aquisições transnacionais de terras na Índia
Autor(es): Panchaud, Karen Marie Alves
Palavras-chave: Aquisições transnacionais de terras
Soberania alimentar
Investimentos em terras
Índia
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: As aquisições transnacionais de terras têm se intensificado a partir dos anos 2007/2008 por questões relacionadas principalmente ao aumento dos preços no setor alimentar (crise alimentar mundial). Esse artigo busca identificar: as causas dessas aquisições, os principais países investidores, a finalidade produtiva dessas terras e os efeitos causados por esse fenômeno na população local. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos deste trabalho foi elaborado a partir do procedimento documental e bibliográfica, sendo um estudo de caso com uma abordagem qualitativa e quantitativas, além de objetivos exploratórios. O estudo tem como foco na Índia por ser um país de grande extensão territorial, ter a segunda maior população mundial, apresentar um nível elevado de fome e facilitar as vendas de terras aos estrangeiros. Analisa-se, também, as leis indianas que facilitam essas aquisições uma vez que o agricultor não possui o direito de permanecer na sua terra, sendo muitas vezes expulsos e sem o apoio necessário para sua readequação na sociedade. Por fim, observa-se que as vendas de terras dos agricultores interferem no abastecimento do setor alimentício na região favorecendo carências de nutrientes necessários aos habitantes que acaba afetando a saúde dos mesmos além de impactar negativamente na soberania alimentar dos indianos.
Descrição: PANCHAUD, K. M. A. Soberania alimentar e aquisições transnacionais de terras na Índia. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23532
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karen Marie Alves Panchaud.pdfArtigo Karen1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito232.81 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.