Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23567
Título: Conhecimento sobre Periodontia e o seu reflexo na higiene oral e condição periodontal de alunos de Odontologia
Autor(es): Silva, Larissa Costa
Palavras-chave: Doença periodontal
Epidemiologia
Higiene oral
Periodontia
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: A doença periodontal, cujo principal fator etiológico é o biofilme dental, é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos periodontais, se manifestando através da gengivite e periodontite. O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de conhecimento em Periodontia dos estudantes de Odontologia da UEPB (Campus I) e seu reflexo na higiene oral e condição periodontal. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo e não probabilístico. Foram avaliados 50 estudantes de Odontologia do 1º ao 10º período, sendo 5 de cada período. Para coleta de dados foi aplicado um questionário contendo informações acerca da Periodontia e, posteriormente foi realizado um exame clínico, onde foram avaliados os Índices de Sangramento Gengival (ISG), Índice de Placa de O'Leary (IP) e o Registro Periodontal Simplificado (PSR). Os dados foram tabulados no programa Excel (Windows) e no software SPSS, versão 16, e apresentados por meio da estatística descritiva (frequências absolutas e percentual). A idade média da amostra foi de 21,8 anos. Dentre os estudantes avaliados 86% relataram possuir algum conhecimento sobre a doença periodontal e 92% acreditaram que esse conhecimento é muito importante para a futura vida profissional. A condição periodontal mais prevalente foi a “1”, ou seja, presença de sangramento gengival. Quanto ao Índice de Placa, 70% apresentaram de 26-50% de faces coradas e apenas 4% dos alunos apresentaram de 76-100% de faces coradas. Em relação ao ISG, 88% dos alunos apresentaram um índice de 0-25% de faces que sangraram durante a sondagem. Com isso, é necessário que haja mais motivação e atenção dos alunos enquanto os conteúdos ministrados em sala de aula para que esses ponham em prática, de forma eficaz, os cuidados com sua higiene oral e sua saúde periodontal.
Descrição: SILVA, L. C. Conhecimento sobre Periodontia e o seu reflexo na higiene oral e condição periodontal de alunos de Odontologia. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23567
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Costa Silva.pdfPDF - Larissa Costa Silva796.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.