Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23631
Título: Impacto do provimento 63 do CNJ como forma de burlar o sistema de adoção
Autor(es): Vasconcelos Junior, Genival Euriques de
Palavras-chave: Adoção
familia
crianças
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: Sabe-se que, atualmente, no Brasil são milhares de crianças e adolescentes à espera de adoção, a espera de um lar. O que nos chama atenção é o fato de que são muitas as famílias, pessoas ou casais cadastrados no sistema de adoção brasileiro, dispostos a acolher essas crianças/adolescentes em seu seio familiar, mesmo assim observa se uma lentidão no processo de adoção. Essa divergência de informações dá-se pelo fato da deficiência de nosso Sistema Jurídico, da aplicação legal, bem como, do interesse por determinada faixa etária para adoção. Assim, nossa realidade tem confirmado que o instituto da Adoção em vigor, mostra-se vagaroso e burocrático, improviso, e quando se consegue a adoção surge outra dificuldade, pois na maioria dos casos, o procedimento demora anos e anos para ser concluído. Um dos pontos fundamentais de discussão da presente temática é quanto à burocracia do processo de adoção no Brasil, que acaba por causar nessas crianças e adolescentes implicações psicológicas irreversíveis, já que há um perfil almejado pelas famílias ou pessoas adotantes. Dessa forma, com o objetivo de proporcionar celeridade processual e a compreensão da Nova Lei da Adoção nº 12.010/2009, que traz à tona as dificuldades e expectativas das famílias e da jurisprudência brasileira, visando à diminuição do tempo de permanência das crianças e adolescentes nos abrigos. Assim, pretende-se analisar como a nova lei veio a reformular a legislação civil vigente pertinente ao assunto e vem sendo esperada ansiosamente por muitas famílias e pessoas que pretendem adotar, ou até mesmo ceder às guardas. O que se pretende nessa vertente jurídica é rever a situação de inúmeras crianças e adolescentes que vivem nos abrigos brasileiros. Nesse contexto, o presente artigo científico tem como objetivo abranger os estudos e análises quanto ao contexto do instituto da Adoção no Direito Brasileiro e dos novos arranjos familiares.
Descrição: VASCONCELOS JUNIOR, G. E. de. Impacto do provimento 63 do CNJ como forma de burlar a adoção. 2021. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23631
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genival Euriques de Vasconcelos JuniorPDF - Genival Euriques de Vasconcelos Junior915.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito327.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.