Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2364
Título: História em quadrinhos no ensino de língua inglesa em escolas públicas: uma experiência de uma professora em formação inicial
Autor(es): Melo, Francinete França de
Palavras-chave: Didática
História em Quadrinhos
Leitura
Aprendizagem
Ensino de Língua Inglesa
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar a contribuição das HQs no processo de aprendizagem de leitura em LI em escolas públicas, e como objetivos específicos investigar sobre a utilização das HQs como incentivo à leitura nas aulas de LI em escolas públicas e discutir a contribuição das HQs na prática docente. Nossa hipótese versa sobre a ideia de que as HQs podem contribuir na aprendizagem da leitura deste idioma. Este é uma pesquisa-ação em que houve um envolvimento ativo do pesquisador (professora em formação) e a ação dos sujeitos partícipes (alunos de uma sala de aula do 7º ano) de uma escola estadual de Campina Grande, PB. Desenvolvemos nosso trabalho, durante o período do estágio supervisionado II do Curso de Letras e Artes da UEPB. Como aportes teóricos, utilizamos Kleiman (2008) que discute sobre a importância da leitura na formação e construção do conhecimento, Marcuschi (2008) que fala sobre gênero textual na sociedade contemporânea e Fogaça (2003) que aborda em seus trabalhos a contribuição das História em Quadrinhos na formação de leitores competentes. Ao final de nosso estudo, observamos que este gênero textual tem um grande potencial didático-pedagógico e que o professor de LI do Ensino Fundamental II pode utilizá-lo em suas aulas de leitura e compreensão textual. Desta forma, podemos afirmar que as HQs contribuem efetivamente no incentivo à leitura dos alunos, facilitam a ampliação do conhecimento do aluno, e ajudam a despertar o interesse dos alunos pela leitura.
Descrição: Melo, F. F. de. História em quadrinhos no ensino de língua inglesa em escolas públicas: uma experiência de uma professora em formação inicial. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2364
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinete França de Melo.pdfFrancinete França de Melo1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.