Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23645
Título: Gasto com controle interno: um estudo sobre sua vinculação com os gastos com educação e saúde nos municípios Paraibanos
Autor(es): Santos, José Jardel dos
Palavras-chave: Contabilidade pública
Balanço patrimonial
Declaração de contas Anuais (DCA)
Controle interno
Gasto público
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação dos gastos informados na rubrica controle interno realizada pelos municípios Paraibanos, relacionando-a ao atingimento das metas constitucionais estabelecidas de investimento mínimo em Educação e Saúde. Visando o alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva nos balanços patrimoniais da Declaração de Contas Anuais (DCA) de todos os municípios Paraibanos, no período compreendido entre 2015 e 2020, tendo como referência os relatórios disponibilizados no Sistema de Informações Contábeis e Ficais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). Utilizando-se do método estatístico da regressão linear simples, para verificar a correlação entre as variáveis: gasto em controle interno e o atingimento das referidas metas constitucionais, foram utilizados os indicadores de educação disponibilizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), assim como os demonstrativos de saúde integrantes do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), disponibilizados no site do Ministério da Saúde. Os resultados encontrados constatam não haver uma relação significativa entre as variáveis estudadas, como também revelam que, aproximadamente apenas 1/5 (um quinto) dos municípios Paraibanos evidencia gastos em controle interno. Contudo, há necessidade da divulgação, de forma correta das informações sobre gastos públicos com controle interno, haja vista trazer maior transparência e efetividade às informações contábeis.
Descrição: SANTOS, José Jardel dos. Gasto com controle interno: um estudo sobre sua vinculação com os gastos com educação e saúde nos municípios Paraibanos.2021. 24p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23645
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Jardel dos Santos.pdf661.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.