Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2365
Título: Representações de professores de Língua Inglesa em escolas públicas sobre o processo de leitura e compreensão de gêneros textuais
Autor(es): Lemos, Islene Pereira de
Palavras-chave: Língua Inglesa
Ensino Fundamental
Leitura
Gênero Textual
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: Considerando a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas de ensino, e tomando como base o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), este trabalho tem como objetivo principal investigar acerca das crenças e concepções de professores de LI de escolas públicas, que afirmam acreditar na perspectiva do trabalho através dos gêneros textuais (GTs) com estratégias de leitura. Nesta perspectiva, buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como os professores de LI do Ensino Fundamental de escolas públicas compreendem a importância do trabalho com o gênero textual em sua sala de aula e de que forma estes professores desenvolvem suas aulas de leitura e compreensão de GTs. Uma vez que vamos investigar as falas de professores sobre seu trabalho, faremos uso do ISD, que nos oferece suporte epistemológico acerca da prática docente e as categorias de análise por meio das modalizações, com Bronckart (2009) e Machado (2009; 2004). Para o trabalho com gêneros textuais trazemos Fiorin (2008), Marcuschi (2008) e PCNs (1998), e em relação aos aspectos que versam sobre estratégias de leitura nos baseamos em Gebhard (2011), Kleiman (2008), Souza (2008) e Brown (2007). Para a constituição de nosso corpus, realizamos duas entrevistas com dois professores de escola pública que revelaram suas avaliações sobre a importância do trabalho com gêneros textuais por meio das estratégias de leitura. Esta pesquisa encontra-se ancorada na área da Linguística Aplicada, e caracteriza-se no contexto do estudo de caso. Ao final da nossa pesquisa, obtivemos resultados que comprovaram nossa hipótese, ou seja, a de que os professores de LI de escolas públicas que afirmam trabalhar com GTs em sala de aula, o fazem através de uma prática consistente, isto é, apresentam uma postura reflexiva e consciente perante o processo de leitura e compreensão de textos utilizando-se das estratégias de leitura para atingir seus objetivos. Ao final de nosso estudo, obtivemos os seguintes resultados: (i) os docentes acreditam que o uso de GTs em aulas de LI podem proporcionar um ensino bem mais efetivo; e (ii) os professores fazem uso de estratégias de leitura como ferramenta importante na introdução do GTs percebendo que desta forma o gênero é introduzido para os alunos de forma mais significativa.
Descrição: Lemos, I. P. de. Representações de professores de Língua Inglesa em escolas públicas sobre o processo de leitura e compreensão de gêneros textuais. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2365
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islene Pereira de Lemos.pdfIslene Pereira de Lemos805.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.