Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23660
Título: Jurisdictio: populismo judicial e juízo de torcida
Autor(es): Vaz, Yoseph Emanuel dos Santos
Palavras-chave: Teoria da Decisão
Racionalidades Jurídicas
Filosofia Jurídica
Direito Constitucional
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar um estudo que aproxime o conceito de "populismo" à atividade jurisdicional já de índole funcionalista no caso brasileiro, identificando nesta uma faceta ativista que tem se mostrado enquanto "juízo de torcida" (para além daquele entraîneur da formulação de François Ost), que, deslocando a motivação de meros fins, já iria decidir condicionado de acordo com movimentos eventuais/"vozes em voga/moda" percebidas na comunidade sem nenhum aparente aspecto de perenidade. Assim, percebido evidentemente em contrariedade à Constituição e seus postulados (mais acentuadamente, sua característica de conformação democrática). Através de pesquisa bibliográfica, levantou-se três níveis de diálogo, um científico-político e filosófico político, a respeito da ideologia populista; e outros dois nomeadamente filosófico-jurídicos, a refletir acerca da problemática da racionalidade jurídica identificada como modalidade de racionalidade funcionalista. Conclui-se pela sugestão hipotética de identificação de um comportamento populista judiciário e pela reconstrução mais ou menos lograda de um juízo de torcida enquanto metódica decisória própria. Intentou-se defender o direito constitucional à prestação jurisdicional adequada.
Descrição: VAZ, Y. E. dos S. Jurisdictio: populismo judicial e juízo de torcida. 88f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23660
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yoseph Emanuel dos Santos VazPDF - Yoseph Emanuel dos Santos Vaz2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.