Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23662
Título: Um estudo sobre as "Estórias de se contar", de Piedade Farias
Autor(es): Queiroz, Eliane Maria
Palavras-chave: Literatura oral
Memória coletiva
Literatura popular
Estórias
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Este trabalho pretende aproximar gerações, ressaltando nossa identidade cultural, nossa raiz, através da análise de poemas do livro “... Estórias de se contar”, de Piedade Farias (2003), que resgata a literatura oral e popular nordestina. Procura, ainda, justificar a importância da literatura oral, no processo de perpetuação de nossas memórias. Para tanto, está fundamentado nos pressupostos de estudiosos que se preocupam em destacar o mérito da literatura de tradição oral, que tem compromisso engajado em denúncias sociais, a exemplo de Schiffler (2017), Arantes (1990), Bosi (1994), Moreira (2015), Sousa (2015), dentre outros, que nos levam a compreender o que são a cultura popular, a literatura oral e de que maneira as memórias coletivas perduram em nosso patrimônio cultural. Vemos, assim, que em contraposição às imposições da elite da sociedade brasileira que procura enaltecer uma cultura homogênea, uma ideologia que não se relaciona ao contexto histórico-cultural, e sem uma reflexão do que envolve cada símbolo, literário, cultural e artístico de nosso povo, a valoração da oralidade e a perpetuação da memória são fundamentais no reconhecimento de nossas raízes. Palavras-chave: Literatura oral. Literatura popular. Memória coletiva. Estórias.
Descrição: QUEIROZ, E. M. Um estudo sobre as "Estórias de se contar". 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23662
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Maria QueirozPDF - Eliane Maria Queiroz5.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito321.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.