Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23670
Título: Uma análise sobre a incidência do ITCMD sobre a instituição e extinção do usufruto
Autor(es): Santos Júnior, Djaildo Quaresma dos
Palavras-chave: ITCMD
Direito civil
Direito tributário
Direito das coisas
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho visa à perscrutação da incidência do imposto sobre transmissão Causa Mortis e doação sobre quaisquer bens ou direitos (ITCMD) na instituição e na extinção do usufruto. Inicialmente faremos uma exposição acerca do instituto do usufruto, apresentando sobre essa matéria os tópicos de maior relevância para este trabalho. Começando pela conceituação de usufruto, passaremos, então, às suas características, e em seguida classificaremos o instituto com base em diversos critérios; ato contínuo, analisaremos o objeto do usufruto e às hipóteses de sua extinção, finalizando o capítulo tratando do princípio da saisine. No segundo capítulo faremos uma exposição acerca do ITCMD, discorrendo sobre a competência para instituí-lo e sobre as hipóteses de sua incidência; abordaremos também a legislação paraibana que regula o imposto, além de tratar da sua base de cálculo, do seu fato gerador e da sua alíquota. Por fim, faremos uma discussão sobre a incidência do ITCMD nas hipóteses de instituição e extinção do usufruto, buscando expor as várias visões sobre o tema, bem como trazer jurisprudência que trata da matéria.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, Djaildo Quaresma dos. Uma análise sobre a incidência do ITCMD sobre a instituição e extinção do usufruto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23670
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djaildo Quaresma dos Santos Júnior.pdfPDF - Djaildo Quaresma dos Santos Júnior282.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.