Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23675
Título: Aproximação de π utilizando o algoritmo arquimediano
Autor(es): Justino, Maria Eduarda da Cruz
Palavras-chave: Cálculo do número pi
Algoritmo de Arquimedes
Aproximação poligonal
Círculo
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e formalizar, sob a perspectiva da geometria euclidiana plana, o algoritmo arquimediano para aproximação da constante π. Este algoritmo baseia-se no método poligonal de Arquimedes para aproximar o comprimento de uma circunferência circunscrevendo e inscrevendo nela uma sequência de polígonos regulares com o número de lados cada vez maior. Ao calcular o perímetro desses polígonos utilizando as duas relações de recorrência no cerne do algoritmo arquimediano, vemos que esses perímetros possuem limite comum π e que esta constante pode ser obtida com qualquer grau de precisão desejada ao aumentar o número de iterações do algoritmo. Para chegar a tais resultados, precisamos de di versas informações da geometria euclidiana plana referentes a triângulos, polígonos, círculos e relações trigonométricas que compõem, destarte, os resultados preliminares deste artigo e que, uma vez apresentados, são seguidos do prometido estudo do algoritmo arquimediano. Nosso trabalho baseia-se no artigo de Miel (1983).
Descrição: JUSTINO, M. E. C. Aproximação de π utilizando o algoritmo arquimediano. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23675
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda da Cruz Justino.pdfMaria Eduarda da Cruz Justino3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito111.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.