Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23686
Título: A Lei Sansão e a ressignificação contemporânea do apreço aos animais não humanos
Autor(es): Costa, Aline Leonarda Amaral
Palavras-chave: Lei Sansão
Direitos dos animais
Maus-tratos
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O presente artigo põe em debate a visível modificação nas relações humanas com os animais não humanos, em especial os animais de estimação dentro do núcleo familiar. O que reflete de maneira incontestável nas decisões jurisprudenciais e também na insuficiência do Direito das coisas para tratar de tal temática. Sendo assim, aborda-se de forma concisa a vedação da crueldade contra os animais na legislação pátria e a mitigação que a promoção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, especificamente voltado para a proteção à fauna, vem sofrendo quando há uma colisão entre os interesses econômicos e culturais do homem. Em consideração a efetividade do direito tutelado, é observado a influência do especismo no fenômeno da ineficácia das leis que visam proteger os animais dos maus-tratos, em especial da Lei de Crimes ambientais. Neste diapasão, analisa-se as mudanças trazidas com a Lei nº 14.064/2020, mais conhecida como Lei Sansão, fruto de um direito penal simbólico, o que demonstra a falta de estudos criminológicos e de uma política criminal efetiva e necessária para a garantia de uma vida digna para estes seres. Para isso, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e documental, desenvolvida por meio de uma abordagem orientada pelo método dedutivo.
Descrição: COSTA, A. L. A. A Lei Sansão e a ressignificação contemporânea do apreço aos animais não humanos. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23686
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Leonarda Amaral CostaPDF - Aline Leonarda Amaral Costa768.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito869.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.