Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Priscila Mércia Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T19:12:42Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T19:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23689 | - |
dc.description | SILVA, P. M. B. da. O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive! 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as propostas de atividades com o gênero canção no livro didático (LD) Alive! (MENEZES et al, 2012) podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sociointeracionista. Para isto, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever algumas atividades com o gênero canção presentes no LD Alive! e as orientações dadas no manual do professor do referido livro; e (ii) verificar de que forma as atividades e orientações descritas valorizam o gênero canção como instrumento motivador e significativo no processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa. Realizamos nossa análise, sobretudo, à luz da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (2010) para o ensino de línguas, bem como com base nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como metodologia de pesquisa, realizamos uma análise didática e documental do livro Alive!, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, por incluir seções específicas, em cada unidade, para o trabalho com gênero canção. Constatamos, ao final, que o livro Alive! parece ter inovado em sua proposta pedagógica, desde o ano de 2012, ao inserir o gênero canção em sua proposta didática e que as atividades apresentadas, apesar de alguns ajustes necessários, parecem favorecer a interatividade discursiva e social necessária ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gênero canção | pt_BR |
dc.title | O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive! | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - PRISCILA MÉRCIA BATISTA DA SILVA.pdf | PDF - Priscila Mércia Batista da Silva | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de Depósito | 388.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.