Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23706
Título: A crise partidária brasileira e a possibilidade de candidatura avulsa na ordem jurídica nacional como solução para o déficit de representatividade política.
Autor(es): Damaceno, Davidson Oliveira
Palavras-chave: Democracia representativa
Direito eleitoral
Partidos políticos
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: A democracia representativa brasileira encontra-se em crise, sendo evidenciado uma ruptura no laço que une os governantes e governados. Em meio ao cenário de carência de representação, a população responde com distanciamento da política, levantes populares, e profunda insatisfação com os detentores dos cargos de mando. Diante disso, faz-se questionar se a forma representativa de monopólio partidário estabelecida pelo ordenamento jurídico pátrio e se a sua desenvoltura na prática realmente é benéfica ao regime democrático. É entendendo pela negativa da questão, aliado a constatação da violação de direitos do indivíduo, alijamento da cidadania e veiculação de ideais antidemocráticos que a exclusividade partidária provoca, que este estudo se propõe analisar a adesão à candidatura avulsa no ordenamento jurídico brasileiro como alternativa para mitigar as deficiências de representação, ao tempo que demonstrará como esse instituto pode refletir na concretização e efetivação de direitos e da cidadania, de maneira que melhor se assemelha com um regime democrático ideal.
Descrição: DAMACENO, Davidson Oliveira. A crise partidária brasileira e a possibilidade de candidatura avulsa na ordem jurídica nacional como solução para o déficit de representatividade política. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23706
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DavidsonOliveiraDamaceno.pdfDavidsonOliveiraDamaceno1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - UEPB.pdfTermo_de_Deposito_TCC - UEPB85.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.