Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23717
Título: Gênero, raça e morte: o feminicídio de mulheres negras na Paraíba
Autor(es): Patricio, Najila Larissa Martins
Palavras-chave: Feminicídio
Mulheres negras
Paraíba
Direito e gênero
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa o feminicídio de mulheres negras no Estado da Paraíba, além de mencionar as violências contra as mulheres. Por se tratar de um tema bastante escasso no que diz respeito as referências teóricas voltadas exclusivamente para o tema, se fez necessário analisar a problemática do feminicídio com intersecção entre gênero e raça. O conceito de Interseccionalidade é contemplado através da pesquisa bibliográfica e tem como principal referência Kimberly Crenshaw, Heleieth Saffiotti, além da obra de Adriana Ramos de Melo. O levantamento estatístico é estruturado através dos dados disponíveis pelos órgãos públicos nacionais e estaduais. O método utilizado nesse trabalho é o indutivo – dedutivo e os resultados demonstram que existe uma relação entre o racismo e a morte de mulheres negras, uma vez que apesar das inúmeras tentativas de contemplar as pautas raciais nos debates de gênero, ainda há um longo caminho para que as pautas governamentais deem visibilidade as mulheres negras que permanecem sendo as maiores vítimas de um sistema patriarcal estruturado.
Descrição: PATRICIO, N. L. M. Gênero, raça e morte: o feminicídio de mulheres negras na Paraíba. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23717
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Najila Larissa Martins PatricioPDF - Najila Larissa Martins Patricio1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito275.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.