Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23718
Título: A metodologia de resolução de problemas e sua implementação nas aulas de Matemática: desafios e possibilidades
Autor(es): Monteiro, José Marcelo Silva
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino da matemática
Ensino Fundamental
Data do documento: 9-Jun-2021
Resumo: Compreendendo a relevância de conhecer sobre a Metodologia de Resolução de Problemas – (MRP) e sua implementação, principalmente em relação a seus desafios e possibilidades, a presente pesquisa irá tratar das particularidades acerca dessa perspectiva no campo da Educação Matemática para o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Assim, tem como principais objetivos, compreender e apresentar particularidades acerca da MRP e investigar possíveis fatores que dificultam sua implementação nas aulas, especificamente, de acordo com as respostas apresentadas a um questionário proposto para um grupo de cinco professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental na cidade de Sertânia-PE. A metodologia adotada para a realização da pesquisa é o modelo de pesquisa qualitativa, pois, além de ser a mais utilizada atualmente no âmbito da Educação Matemática, acreditamos ser a mais viável para atingirmos os objetivos pretendidos com a realização deste estudo. Assim, além das análises realizadas, apresentamos uma proposta metodológica que visa apoiar e orientar os professores que desejam utilizar a MRP em suas aulas. Dentre alguns resultados analisados, compreendemos que um dos fatores que dificulta a implementação dessa metodologia nas aulas de Matemática deve-se às poucas vivências e experiências em relação à metodologia por parte de alguns professores.
Descrição: MONTEIRO, J. M. S. A metodologia de resolução de problemas e sua implementação nas aulas de Matemática: desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23718
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Marcelo Silva Monteiro.pdfPDF - José Marcelo Silva Monteiro402.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito68.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.