Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23727
Título: Muito barulho por nada: adaptação de um drama cômico para o cinema
Autor(es): Silva, Edson Martins da
Palavras-chave: Análise literária
Comicidade
Cinema
Literatura
Semiótica
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: A partir de uma análise do cômico na obra literária Muito Barulho por Nada ([1623], 2016), do escritor William Shakespeare, trazemos a comparação com a adaptação fílmica homônima do diretor Kenneth Branagh (1993). Assim, este artigo se propõe a analisar a forma como a comicidade é transportada de uma arte para a outra, evidenciando semelhanças e diferenças por meio das teorias do contraste, trazidas por Bergson (1980); a teoria do risível, discutida por Suassuna (2008); e, também, a semiótica, que é explorada através de Peirce (2000), e que faz o intermédio no transporte, ou na transformação, de um signo para outro. Analisando este processo cômico, visto na adaptação literatura-cinema através do processo de semiose do risível, percebemos que existem existe recursos tanto na literatura quanto no cinema, respectivamente as rubricas e a cinematografia, que permitem um melhor entendimento sobre o alcance da adaptação cinematográfica em parceria com a literatura. como complemento. Assim, vale ressaltar que o processo de tradução intersemiótica consegue transportar um grande número de características do signo cômico original para sua adaptação no cinema, completando-o.
Descrição: SILVA, E. M de. Muito barulho por nada: adaptação de um drama cômico para o cinema. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23727
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edson Martins da Silva.pdfEdson Martins da Silva857.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito79.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.