Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23746
Título: Práticas adotadas na formação do preço de venda de produtos orgânicos e não orgânicos na feira livre no contexto pré e durante a pandemia da Covid-19: um estudo na cidade de Sumé-PB
Autor(es): Almeida, Bruna Rodrigues de Sousa
Palavras-chave: Feirantes
Produtos orgânicos
Produtos não orgânicos
Preço de venda
Data do documento: 7-Mai-2021
Resumo: A feira livre é uma prática de comercialização muito antiga, capaz de beneficiar os clientes por oferecer preço justo, além de gerar o desenvolvimento econômico local. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar as práticas adotadas pelos feirantes na formação dos preços de venda dos produtos orgânicos e não orgânicos no município de Sumé-PB, no contexto pré e durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa empírica, utilizando como instrumento de coleta de dados questionário e entrevista aplicados com os feirantes da cidade de Sumé-PB. Os resultados da pesquisa apontaram que os feirantes possuem métodos para formar seu preço de venda, e que a maioria dos feirantes que comercializam produtos sem agrotóxico utilizam o método com base no mercado, e ainda utilizam o método com base no consumidor, por sua vez os feirantes que comercializam produtos com agrotóxico utilizam o método com base no consumidor. Foi possível detectar que uma boa parte dos feirantes não utiliza agrotóxico nos seus produtos. Uma grande porcentagem dos feirantes fez curso de aperfeiçoamento sobre comercialização. A renda dos feirantes que comercializam produtos sem agrotóxico é menor que um salário-mínimo, e a renda oriunda vem da feira livre. Os feirantes que comercializam produtos com agrotóxico ganham mais de dois salários-mínimos, e que também a renda oriunda vem da feira. Com a pandemia acabaram sendo afetados, sofrendo impacto na formação do seu preço de venda, a maioria se adaptou a pandemia para evitar prejuízos pela a não comercialização dos produtos.
Descrição: ALMEIDA, B. S. Práticas adotadas na formação do preço de venda de produtos orgânicos e não orgânicos na feira livre no contexto pré e durante a pandemia da Covid-19: um estudo na cidade de Sumé-PB. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23746
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Rodrigues de Sousa Almeida.pdfPDF - Bruna Rodrigues de Sousa Almeida463.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito340.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.