Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23780
Título: A manipulação da mídia como força motriz do controle social em 1984 de George Orwell
Autor(es): de Lima, Milena Barbosa
Palavras-chave: Discurso
Poder
Mídia
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: Este trabalho tem o objetivo geral de analisar a relação entre mídia e poder na sociedade do livro 1984 do autor George Orwell. Especificamente, pretende-se (i) evidenciar definições e características dos regimes totalitários e sua busca pelo poder; (ii) apresentar e discutir conceitos da análise do discurso que podem auxiliar na compreensão do discurso midiático e totalitarista; e (iii) identificar e refletir sobre as consequências da relação entre mídia e poder na obra em questão. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, alinhando-se aos tipos descritivo e documental e tem como corpus a obra 1984 que foi escrita pelo romancista britânico George Orwell. Como aparato teórico que norteia a nossa análise, utilizaremos as contribuições da filósofa Hannah Arendt (1989), a fim de compreender as origens dos regimes totalitaristas e suas características; do polímata Michel Foucault (1999), que subsidia a pesquisa com contribuições acerca do modo de funcionamento do poder nas sociedades, como também, com as suas colaborações nos estudos do discurso; do linguista Teun A. van Dijk (2008), contribuindo para entendermo-nos sobre as relações de poder estabelecidas via discurso, dentre outros autores. Na análise, foi possível perceber que o poder disciplinar, o controle sobre os corpos, a manipulação do discurso público e da mídia são responsáveis pelo controle social em 1984.
Descrição: LIMA, M. B. de. A manipulação da mídia como força motriz do controle social em 1984 de George Orwell. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23780
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdf118.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC_Milena Barbosa_2021_Versão para depósito.pdf344.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.