Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23782
Título: Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba
Autor(es): Rodrigues, Raphaela Barbosa de Farias
Palavras-chave: Escola Cidadã-Integral
Professor
Proletarização docente
Alienação docente
Data do documento: 29-Mai-2021
Resumo: A institucionalização das escolas Cidadãs-Integrais tem sido um dos principais projetos da gestão dos últimos anos no estado da Paraíba. Sua implementação iniciou em 2016 e atualmente encontra-se em todas as Gerências Regionais de Ensino – GRE’s, envolvendo boa parte dos doentes da rede estadual de ensino. A partir da experiência in loco da pesquisadora durante o período de dois anos como estagiária em uma escola Cidadã-Integral foi observada a inserção de Organizações Sociais – O.S. e uma profunda mudança na gestão, no currículo e, possivelmente nas condições de trabalho dos docentes. A inserção destas O.S. está associada à lógica da Globalização e do neoliberalismo que estão inseridos em toda sociedade, trazendo níveis de padronização em escala mundial e em diversos aspectos da vida humana. Um destes aspectos é o trabalho, compreendido como indissociável ao ser humano. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a condição de trabalho dos professores(as) das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da rede estadual da Paraíba. Compreendendo a importância da escola para a formação e transformação da sociedade e reconhecendo que o professor possui característica central nesse contexto, necessitamos estar atentos às políticas que os envolvem, pois isto irá dizer os rumos da nossa sociedade. Esse estudo, aproxima-se metodologicamente das pesquisas descritiva, exploratória e revisão documental. Nos debruçamos, sobre a abordagem qualitativa e dos recursos investigativos do questionário como instrumento de coleta de dados, isto, com o intuito de dar voz aos docentes. Para análise dos resultados ancoramo-nos no aporte teórico que versa sobre conceitos como neoliberalismo, globalização, trabalho, bem como proletarização e alienação docente. Confere-se ao longo do estudo que as mudanças impostas aos docentes tendência à intensificação da alienação e proletarização dos profissionais.
Descrição: RODRIGUES, R. B. de F. Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23782
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_REVISADO PÓS BANCA (2) (2).pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf93.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.