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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Márcio Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T12:34:57Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T12:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2380 | - |
dc.description | Silva, M. A. da. As formas alternantes nós/ a gente no corpus discurso & gramática - D&G: um olhar à luz da Sociolinguística. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva identificar as formas linguísticas “nós/a gente” nos textos de alunos/informantes no corpus D&G; analisar como se dá, a partir de textos produzidos por alunos da oitava série e terceiro ano do ensino médio, a alternância das formas “nós/a gente”, considerando as variáveis sexo e escolaridade em textos orais e escritos e, contribuir para o ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva Sociolinguística. Para tanto, questiona-se até que ponto a diversidade linguística está relacionada as variáveis sexo e escolaridade. A pesquisa em pauta é de caráter descritivo-analítico. Optou-se por trabalhar com informantes da oitava série e terceiro ano do ensino médio, considerando as variáveis sexo e escolaridade. Os textos orais e escritos, objeto de análise, pertencem ao corpus Discurso & Gramática (1998). Consideram-se as narrativas de experiência pessoal produzida pelos informantes e, para este artigo, trabalha-se com quatro trechos orais e seus correspondentes escritos, dado o caráter do estudo proposto. O trabalho justifica-se por abordar um assunto de extrema relevância para a formação de professores, uma vez que fará uso de uma teoria/prática que defende propostas de ensino pautadas na correlação entre língua e sociedade, na análise linguística de regras variáveis e na minimização de preconceitos vigentes na sociedade, contribuindo para a nova postura do professor. A pesquisa segue as orientações teóricas de Geraldi (2004) e Travaglia (2001) no que tange às concepções de língua(gem), bem como as noções advindas dos estudos de Bagno (2006), Monteiro (2000), Alkmim (2008) e Lopes (2007) em relação aos estudos da Teoria da Variação e Mudança Linguística. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Neuma de Farias Campina | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Línguas | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Lingüística | pt_BR |
dc.subject | Lingüística | pt_BR |
dc.title | As formas alternantes nós/ a gente no corpus discurso & gramática - D&G: um olhar à luz da Sociolinguística | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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