Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23822
Título: A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem
Autor(es): Silva, Danusa de Fátima Lourenço da
Palavras-chave: Afetividade
Relação professor/aluno
Valores
Aprendizagem
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Este trabalho traz luz a pensamentos e questionamentos, abordando a função da afetividade na educação infantil (EI) e quais são suas influências e contribuições no campo escolar acerca da aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa tem a intenção de investigar a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, promover um espaço para essa discussão, que dá a impressão, até o momento, ter pouca ênfase nas diversas áreas de concentração da educação. O vigente estudo de campo, é de natureza qualitativa e do tipo descritiva, que tem como objetivos específicos, analisar as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, observar as relações entre o professor e as crianças por meio do afeto, averiguar como as emoções contribuem na aprendizagem e examinar como a invisibilidade social afeta a vida pessoal e profissional do individuo, com embasamento teórico de Barros (2007), Cunha (2012), Ferreira (2006), Piaget (1971), Piaget (1971), Pimenta (2011), Wallon (1999), como também da importante contribuição de outros estudiosos. Verifica-se que a afetividade, na prática pedagógica, vem como um instrumento que ajuda o docente a conduzir da melhor maneira seus comportamentos e condutas para que em hipótese alguma atinja a criança de modo negativo, prejudicando, assim, seu processo de aprendizagem. Sabemos que o valor do vínculo afetivo é de suma importância para o desempenho da criança dentro e fora da sala de aula, pois é no âmbito escolar que a criança encontra afeto, amor e carinho. Muitas vezes, negados até pelas famílias. Então, o professor deve ter esse olhar atento para as peculiaridades de cada discente, visto que, é interessante identificar meios que podem favorecer de maneira positiva e/ou negativa na desenvoltura da criança. Os resultados revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre o educador e o educando, com importante relevância para inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos.
Descrição: SILVA, D. de F. L. da. A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23822
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danusa de Fátima Lourenço da SilvaPDF - Danusa de Fátima Lourenço da Silva1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito118.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.