Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23838
Título: Sorria, você (não) está sendo imunizado: imagens apócrifas em reportagens sobre as “vacinas de vento”
Autor(es): Siqueira Júnior, José Ricardo de Almeida
Palavras-chave: Telejornalismo
Imagens apócrifas
Pandemia Covid-19
Fraude em vacina
Data do documento: 31-Mai-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: As imagens capturadas por cidadãos comuns flagrando supostas fraudes na vacinação, principalmente de idosos, têm ocupado as narrativas dos telejornais brasileiros como elementos de construção da notícia. Assim, através do método de revisão bibliográfica, a presente monografia tem como principal objetivo compreender o que legitima a inserção de tais registros nos noticiários. Em busca de um enfoque mais preciso, propomos aqui a análise de duas reportagens telejornalísticas consideradas representativas desse contexto: “Casos de falsa aplicação de vacinas colocam em alerta familiares de idosos” e “Covid-19: Brasil tem 33 denúncias de falsa aplicação de vacina”, veiculadas, respectivamente, pelo Jornal da Record (Record TV) e SBT Brasil (SBT). A análise das matérias evidenciou que, apesar de esses materiais serem revestidos de uma estética de translucidez e autenticidade, os telejornais empregam estratégias narrativas e discursivas a fim de adequá-los a um formato de notícia que possibilite sua inserção nas agendas do telejornalismo e que faça com que eles passem a conspirar a favor dos sentidos pretendidos por cada veículo de comunicação.
Descrição: SIQUEIRA JÚNIOR, J. R. de A. Sorria, você (não) está sendo imunizado: imagens apócrifas em reportagens sobre as “vacinas de vento”. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23838
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito904.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - José Ricardo de Almeida Siqueira Júnior.pdfPDF - José Ricardo de Almeida Siqueira Júnior3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.