Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23867
Título: A discursivização do sujeito mulher militar no Instagram: análise de relatos do perfil @camilapaivabm
Autor(es): Cavalcante, Ivana Soares
Palavras-chave: Mulher
Relações de poder
Foucaut
Relatos de experiência
Machismo
Sujeito mulher
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o modo como o sujeito mulher militar é constituído por meio de contemporâneos com base na teoria de Foucault (2014), Bourdieu (2018), Beauvoir (2016) entre outros teóricos. A pesquisa objetiva examinar as relações de poder, bem como os modos de constituição da figura feminina que sobrepujam a mulher aos estigmas da mulher frágil, dócil, inferior à figura masculina. A princípio apresentamos um recorte sobre os estudos que o filósofo francês Michel Foucault realizou acerca das relações de poder, dominação, bem como das formas de analisar os discursos e, em seguida, contextualizamos de forma sucinta a história das mulheres, os percursos da luta de gênero, bem como da inserção da mulher nas corporações militares. Por fim, fizemos a análise dos relatos selecionados na página do Instagram de Camila Paiva (@camilapaivabm), uma Tenente Coronel que dá voz aos abusos sofridos por mulheres militares. Haja vista que o Instagram dá voz a mulheres que foram silenciadas durante seu trabalho nessas instituições, dando-nos a possibilidade de analisar pela ótica de teóricos renomados a desigualdade de gênero no que se refere as relações de poder. Temos como objetivos específicos explicar as relações de saber-poder que permitem a irrupção de discursos sobre as mulheres na contemporaneidade, descrever a discursivização do sujeito mulher militar em relatos de si retirados da rede social já mencionada, bem como averiguar como o sujeito mulher militar se subjetiva através dos dados coletados. A pesquisa contribui para demais pesquisadores que busquem na teoria foucaultiana modos de perceber nosso presente e as questões relativas à percepção do machismo e da dominação masculina que ainda são tão vívidos na sociedade.
Descrição: CAVALCANTE, I. S. A discursivização do sujeito mulher militar no Instagram: análise de relatos do perfil @camilapaivabm. 2020. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23867
ISSN: CDD 306.7
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTERMO DE DEPÓSITO68.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - IVANA (2).pdfPDF - IVANA SOARES CAVALCANTE1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.