Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23868
Título: O vendaval de Cuité de 1999: a presença do medo e do milenarismo no imaginário social
Autor(es): Moura, Gustavo José Medeiros de
Palavras-chave: Cuité - Paraíba.
Desastre natural
Cultura
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O vendaval de Cuité-PB do ano 1999 foi um desastre natural que causou impactos no imaginário social dos habitantes da cidade. As pessoas presentes tiveram que ser submetidas a uma tensão provocadas, tanto pelo medo de uma destruição iminente, quanto pela reação individual de cada um que presenciou aquele momento. Para Delumeau (2009), existem diferentes tipos de reações dos indivíduos, podendo ser levados a sentir emoções como ansiedade, angústia, pânico, temor, melancolia, inquietação ou até outros sentimentos a depender a subjetividade de cada indivíduo. O evento aconteceu precisamente no final da tarde do dia 28 de dezembro de 1999, há exatamente três dias antes da passagem para o ano 2000. A pesquisa busca fazer uma reconstrução da memória, para tanto a principal metodologia usada com esta finalidade é a História Oral. Com relação aos resultados obtidos, considerando que a cultura ocidental sofre muita influência da tradição judaico-cristã, é possível afirmar que em decorrência da data do desastre, várias testemunhas relacionaram o vendaval como sendo o final do mundo numa perspectiva milenarista.
Descrição: MOURA, G. J. M. de. O vendaval de Cuité de 1999: a presença do medo e do milenarismo no imaginário social. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23868
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito PDF.pdf69.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - O VENDAVAL DE CUITE DE 1999.pdf615.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.