Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23881
Título: Teorema fundamental do cálculo e aplicações
Autor(es): Silva, Lidiane Azevedo da
Palavras-chave: Cálculo diferencial e integral
Teorema fundamental do cálculo
Aplicações
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: O presente artigo, baseado em referências bibliográficas, veste-se de definições e resultados essenciais à demonstração do célebre Teorema Fundamental do Cálculo e de duas de suas aplicações. Diante disso, foi enunciado e demonstrado o Teorema Fundamental do Cálculo de forma detalhada, apresentando a conexão entre as duas bases centrais do cálculo: a diferenciação e a integração, que são consideradas como inversas uma da outra. Em seguida dois modelos matemáticos esclarecem como o uso de tal teorema pode auxiliar na resolução de problemas em diferentes áreas. Neste sentido, fez-se uma aplicação na geometria, para o cálculo do comprimento de curvas limitadas no plano, e na física, para a obtenção da corrente elétrica em um circuito RL.
Descrição: SILVA, L. A. S. Teorema fundamental do cálculo e aplicações. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23881
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Azevedo da Silva.pdfLidiane Azevedo da Silva2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoTermo de depósito108.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.