Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23886
Título: A abusividade na aplicação da prisão preventiva como elemento de hipertrofia do Estado penal
Autor(es): Araújo, Diego Nóbrega
Palavras-chave: Estado Penal
Prisão preventiva
Direito processual penal
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: A crise do sistema de justiça penal brasileiro, a falta de direitos fundamentais nas carceragens aliada a superlotação dos presídios, além de um forte e crescente apelo à ordem e à lei ante o sentimento social de ineficácia normativa – levando ao senso comum de que há “ausência de punição” – são problemas endêmicos e crescentes no contexto pátrio. Nessa lógica, a presente monografia objetiva analisar, de maneira geral, a desarrazoada aplicação da prisão preventiva no âmbito do sistema de justiça criminal enquanto ingrediente de agigantamento do Estado penal. Por assim ser, o estudo acontece de modo interdisciplinar, de maneira a transitar entre as esferas do direito penal, constitucional, processual penal, sociologia jurídica e criminologia, com o propósito de compreensão da burocracia estatal e dos indivíduos enredados na malha punitiva do mesmo Estado. Seguiu-se, para tanto, o método indutivo, indo das constatações mais particulares às leis e teorias; adotando-se, demais disso, quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica, sobretudo os escritos de Norberto Bobbio, Michel Foucault, Aury Lopes Junior e Loïc Wacquant, e telematizada, e quanto aos fins, a investigação explicativa. A pesquisa concluiu que a prisão preventiva, quando banalizada e utilizada desvirtuada de sua finalidade precípua, qual seja, a de servir de relevante instrumento cautelar visando o melhor provimento processual penal, pode atuar, a partir das cláusulas abertas, requisitos de sua aplicação expostos no artigo 312 do Código de Processo Penal, como instrumento de segurança pública e de marcado caráter punitivista, dando azo a hipertrofia do Estado penal, de forma a tornar tal medida regra quando deveria ser exceção, levando, a partir da prisão sem julgamento definitivo, a mais exclusão, violência e estigmatização social de pessoas mais vulneráveis. Assim, esse exame mostrou-se de grande relevância, por, de um lado, trazer o conteúdo da problemática para o debate, de maneira a ensejar a articulação de possíveis soluções; e de outro, através da crítica, evidenciar a situação deplorável das prisões brasileiras, de maneira a aspirar uma efetivação mais garantista da legislação penal e processual penal.
Descrição: ARAÚJO, Diego Nóbrega. A abusividade na aplicação da prisão preventiva como elemento de hipertrofia do Estado penal. 2021.64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23886
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Nóbrega Araújo.pdfPDF - Diego Nóbrega Araújo889.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito - Diego Nóbrega Araújo.pdfTermo de depósito631.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.