Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23887
Título: Dimensões dos Direitos Humanos e violência contra a mulher durante a covid-19
Autor(es): Silva, Yasmin Agra de Mello e
Palavras-chave: violência contra a mulher
isolamento social
COVID-19
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central realizar um estudo da problemática que deriva de alguns indicadores preocupantes sobre o aumento da violência doméstica contra a mulher em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, em que buscando a contenção desta doença, os governos de diversos países, como a do Brasil optaram por medidas estratégicas de segurança e isolamento social. Porém, tais recomendações apresentam severas repercussões negativas para a vida em sociedade, como também para a atividade econômica em todos os seus níveis. Nesse contexto, muitas mulheres ficam sujeitas a permanecer mais tempo próximas dos seus parceiros, resultando em um aumento dos índices de violência. Nota-se a fragilidade das políticas públicas para as mulheres no Brasil. Utilizou-se o método exploratório e explicativo e modo qualitativo para a construção do trabalho, sendo composto por uma análise bibliográfica, baseando-se em publicações de materiais elaborados, constituído principalmente de artigos, livros e sites. Logo, foram analisados que o aumento da violência contra as mulheres durante a pandemia pode ser entendido como a falta de proporcionalidade de medidas que vêm sendo naturalizadas no enfrentamento da crise, especialmente quanto às denúncias não concretizadas em boletins de ocorrências e o aumento de casos de feminicídio, segundo os dados apontados no trabalho. Em conclusão, aponta-se que as respostas dadas pelo poder público continuam a focar na lógica da denúncia/punição criminal do agressor. A proteção da mulher vítima de violência durante a pandemia de Covid-19 revela que algumas instituições e organizações sociais têm desenvolvido materiais para a prevenção das violências durante este período de distanciamento social. Serviços que permitem que o registro de ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher possa ser realizado pela internet ou número de telefone de emergência.
Descrição: SILVA, Yasmin Agra de Mello e. Dimensões dos Direitos Humanos e violência contra a mulher durante a COVID-19. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23887
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmin Agra de Mello e Silva.pdfPDF - Yasmin Agra de Mello e Silva727.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO565.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.