Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23908
Título: Similaridades entre advérbios e conjunções: uma análise funcionalista dos itens Agora e Enquanto em textos jornalísticos
Autor(es): Caboclo, Joaquim Gomes
Palavras-chave: Advérbio
Conjunção
Funcionalismo
Mudança linguística
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: A classificação das palavras é uma característica presente em todas as línguas naturais. Nesse contexto, tendo como objeto de estudo o advérbio agora e a conjunção enquanto, objetivamos, neste trabalho, compreender o funcionamento textual-discursivo dos advérbios e conjunções, especificamente sobre a multifuncionalidade de uso., com base na descrição do processo de gramaticalização desses elementos – no primeiro caso, a mudança de advérbio de tempo para conector com valor contrastivo; no segundo, o acréscimo semântico, da noção de tempo para contraste, conforme as pressões de uso. Para isso, tomamos como corpus um conjunto de textos jornalísticos – dos gêneros reportagem eentrevista da revista VEJA/2019 para descrever os usos e identificar qual a estratégia mais recorrente nesses gêneros. A pesquisa, de base quantitativa e qualitativa, tem respaldo na teoria funcionalista. No desenvolvimento do texto, fazemos um percurso sobre o funcionalismo e seus princípios, perpassando pela noção de advérbio e conjunção, na perspectiva tradicional até chegar à abordagem funcionalista, que explica o processo de mudança sintática e semântica que envolve essas formas gramaticais. Assim, utilizamos como referencial teórico gramáticos/linguistas, a exemplo de Bechara (2009), Azeredo (2012), Neves (1997, 2000), Castilho (2019), Oliveira (2018), Longhin (2016), entre outros. Os resultados do estudo demonstram que o sentido expresso, tanto do agora como também do enquanto é predominante o de tempo, apesar de ter ocorrências significativas com nuances de contraste, revelando que o sentido das palavras é influenciado pelo contexto.
Descrição: CABOCLO, J. G. Similaridades entre advérbios e conjunções: uma análise funcionalista dos itens Agora e Enquanto em textos jornalísticos. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23908
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF. JOAQUIM GOMES CABOCLO.pdf624.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf409.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.