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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Maria das Vitórias Santos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T22:50:56Z | - |
dc.date.available | 2021-06-22T22:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23914 | - |
dc.description | COSTA, M. das V. S. S. Conselho Municipal de Educação: democratização do ensino e qualidade da educação na cidade de Dona Inês-PB. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conselhos municipais de educação podem trazer importantes contribuições para a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho objetivou investigar as ações do conselho municipal de educação da cidade de Dona Inês (CME), relacionando o exercício efetivo de suas funções ao aumento da qualidade da educação ofertada e enfocando a participação social como mecanismo de democratização da gestão pública municipal. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa com levantamentos in lócus e documental, no período de 2006-2020. O aporte teórico considerou as obras de: RUA (1998), CALDERÓN & MARIM (2002), GONH (2006) e SCALON (2011) que tratam sobre a participação social e políticas públicas e MOREIRA (2003), CURY (2006), BORDIGNON (2009) e MOURA e SILVA (2011) que discutem sobre o papel dos conselhos de educação. A análise foi construída a partir do conteúdo normativo (leis municipais, regimento interno, pareceres e resoluções do CME), enfocando o CME em termos de: a composição, atribuições, estrutura, organização, funcionamento e as possibilidades de se constituírem espaços democráticos de participação. Com base nos documentos analisados, podemos afirmar que: as ações promovidas por esse órgão como citadas anteriormente em termos microssociais interferiram direta e positivamente para o aumento da qualidade da educação ofertada no município, uma vez que possibilitaram estabelecer normas e traçar importantes estratégias para o enfrentamento das dificuldades educacionais locais, promovendo o trabalho articulado entre conselho de educação, gestão das escolas, conselhos escolares e outros órgãos ligados a diferentes setores do município como saúde, assistência social, conselho tutelar, entre outros, sempre buscando a garantia da efetivação dos direitos dos estudantes. Diante disso concluímos que, a democratização da gestão pública local passa pela instauração de um processo em que o CME tem funções vitais e exige enfrentar diversos desafios para que se conquiste uma educação de qualidade, garantindo o acesso e a permanência a todos os estudantes nas escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.subject | Democratização e políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Conselho Municipal de Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.title | Conselho Municipal de Educação: democratização do ensino e qualidade da educação na cidade de Dona Inês-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EPP - Monografias |
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