Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23917
Título: Relações dialógicas em memes referentes à vacina da Covid-19
Autor(es): Borges, Grasyelly Alves de Oliveira
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso
Meme
Gênero discursivo
Covid-19
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: As formas de comunicação estão em constante mudança devido aos movimentos que a própria sociedade toma em relação as suas necessidades discursivas; nesse sentido, os estudos linguísticos precisam acompanhar tais mudanças. Procuraremos responder ao seguinte questionamento: quais sentidos os enunciados analisados como corpus desse trabalho, são revelados por meio dos projetos de dizer que compõem o tom emotivo-volitivo dos memes? Delimitamos como objetivo geral o caminho metodológico de análise do gênero em face dos postulados e escritos do Círculo bakhtiniano, no que se refere aos gestos interpretativos com o olhar para o dialogismo entre os discursos e a valoração contida neles. Destacamos dois objetivos específicos: o primeiro de interpretar e descrever o gênero discursivo meme, tendo em vista o seu contexto e os fenômenos sociais compreendidos nele; e o segundo de analisar a relação contida entre os quatro memes analisados, que envolvem a temática da Covid-19 e suas possíveis diferenças ao que se refere à tomada de posição dos sujeitos. Nossa pesquisa é pautada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, uma vez que este analisará, interpretará e descreverá as materialidades que compõem o corpus. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os pressupostos teóricos escritos por Bakhtin e o Círculo , Brait e Melo (2012), Melo (2018), Recuero (2008), Kozinets (2014), Dawkins (1976), entre outros. Este trabalho vincula-se a uma pesquisa na perspectiva de investigação netnográfica, visto que busca analisar textos da realidade do online. Concluímos que por meio das práticas discursivas encontradas nos memes analisados o quão pertinente é o estudo em questão, uma vez que esse processo é prenhe de tons valorativos e posicionamentos ideológicos, favorecendo outras pesquisas que também corroborem com os estudos linguísticos nesta área.
Descrição: BORGES. G. A. O. Relações dialógicas em memes referentes à vacina da Covid-19. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23917
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Grasyelly - Revisão Pós banca. pdf.pdfTcc Grasyelly - Revisão Pós banca. pdf.pdf685.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.PDFtermo de depósito.PDF181.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.