Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23918
Título: A figura feminina na Celestina de Fernando de Rojas
Autor(es): Silva, Maria de Fatima de Lima
Palavras-chave: Análise literária
Feminismo
Mulher
Literatura
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: O presente artigo se propõe analisar a figura feminina na obra, La Celestina -Tragicomédia de Calisto e Melibea, entre os anos (1499- 1500). A representação da mulher na obra estudando nessa época como era a vida dessas mulheres, suas rotinas, a sexualidade, os romances e reencontros em um prostíbulo que era administrado pela própria senhora chamada a velha puta Celestina, conhecida como uma parteira que trazia os amores de volta com suas magias. Era através de seus dons espirituais único meio que possuía para conseguir a sua própria sobrevivência, explorando as demais companheiras que eram obrigadas a prestarem seus serviços na casa, vendendo seus corpos para o próprio sustento e na esperança de conseguir uma liberdade digna mesmo na prostituição. A vida dessas mulheres nessa época não foi fácil, sempre em lutas constante por sua própria independência financeira, econômica e social. Para entender todo o contexto na qual a obra está inserida, foram necessárias várias leituras da obra de Rojas e textos bibliográficos referentes ao tema citado em estudo. A pesquisa foi muito relevante para o tema abordado em análise trouxe como contribuição grandes conhecimento e informações sobre a participação dessas mulheres no mundo medieval e a luta feminina no transcorrer do tempo por uma tão sonhada igualdade e liberdade, como também seus propósitos para alcançar a tão sonhada soberania.
Descrição: SILVA, M. F. L. A figura feminina na Celestina de Fernando de Rojas. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23918
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FÁTIMA.pdf586.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1).pdf159.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.