Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23942
Título: | A oralidade performática do Slam: poesia subalterna na sala de aula |
Autor(es): | Santos, Ana Márcia Gonçalves dos |
Palavras-chave: | Poetry Slam Oralidade Performance Educação de Jovens e Adultos - EJA |
Data do documento: | 23-Dez-2020 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma discussão sobre a utilização do Poetry-Slam em sala de aula, com o objetivo de oferecer uma alternativa diferente de abordagem dos gêneros literários em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua construção busca debater os conceitos de oralidade, performance e literatura não-canônica. Realiza, ainda, uma contextualização acerca do Movimento Slam, suas origens e principais características. Por fim, utilizando o modelo de Genebra de Schneuwly, Dolz e Noverraz, como metodologia, apresenta uma proposta de Sequência Didática possível de ser aplicada em turmas de EJA do V ciclo. Conclui, amparado na revisão de literatura e na proposta da Sequência Didática que o Poetry Slam pode ser utilizado em sala de aula como forma de aproximar os estudantes da Poesia enquanto gênero, além de contribuir para a criação de ambientes mais inovadores, inclusivos e socialmente relevantes dentro das salas de aula. |
Descrição: | SANTOS, A. M. G. A oralidade performática do Slam: poesia subalterna na sala de aula. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23942 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF_Ana_Marcia_Gonçalves_dos_Santos.pdf | PDF_Ana_Marcia_Gonçalves_dos_Santos | 622.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF_Termo_de_Depósito.pdf | PDF_Termo_de_Depósito | 566.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.