Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23944
Título: | A prática do ledor para estudantes cegos: relato de experiência |
Autor(es): | Silva, Francilene Flor da |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Deficiência visual Ledor Cego |
Data do documento: | 14-Dez-2020 |
Resumo: | O presente estudo se caracteriza como um relato de experiência profissional de ledora para estudantes com deficiência visual no Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é debater os desafios enfrentados pelos ledores no acompanhamento aos estudantes com deficiência visual. Utilizamos um relato de experiência como caminhos metodológicos. O material utilizado foram registros rememorados pela pesquisadora em relação a sua atuação como ledora. Os resultados indicaram que o trabalho do ledor para estudantes com deficiência visual vai além de ler textos didáticos. Outras intervenções deste profissional, como adaptar recursos pedagógicos e avaliação, assim como auxiliar os estudantes com deficiência visual no manejo das TICs mediam no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. Portanto, a intervenção pedagógica do ledor é um fator indispensável para os estudantes com deficiência visual que esteja em um processo de inclusão educacional. |
Descrição: | SILVA, F. F. da. A prática do ledor para estudantes cegos: relato de experiência. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23944 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francilene Flor da Silva 121610414.pdf | Francilene Flor da Silva PDF | 832.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Documento de digitalização analógica 2021-06-25_2.pdf | TERMO DE DEPÓSITO. pdf | 584.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.