Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23950
Título: A mediação como mecanismo de pacificação nos litígios familiares que envolvem alienação parental
Autor(es): Manoel, Flaviane Neves
Palavras-chave: Mediação de conflitos
Alienação parental
Métodos de resolução de conflitos
Data do documento: 18-Set-2020
Resumo: Esta monografia abordará essencialmente os meios alternativos de solução dos conflitos, especificamente, do instituto da Mediação Familiar como técnica de resolução dos litígios familiares, tendo como objetivo analisar a viabilidade e a aplicabilidade do uso da mediação nos casos que se alega alienação parental. O estudo trata, inicialmente, da definição do Instituto da Mediação conceito, evolução histórica, a figura do mediador, o procedimento da mediação, questões relevantes. Ademais, também serão expostos os outros meios de resolução de controvérsias, fazendo-se um breve relato sobre cada um deles, suas características e principais diferenças. Em seguida aborda-se a problemática da alienação parental, suas peculiaridades, análise legislativa e jurisprudencial, bem como o divórcio e as mudanças dos arranjos familiares como precursor da Alienação Parental. Por fim, será exposta a viabilidade da aplicação da mediação em casos concretos específicos da alienação parental, como um caminho eficiente e possível para solução de problemas familiares, vez que o procedimento estimula a reconstrução de um diálogo saudável.
Descrição: MANOEL, Flaviane Neves. A mediação como mecanismo de pacificação nos litígios familiares que envolvem alienação parental. 2020. 42f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23950
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FLAVIANE NEVES MANOEL.pdfTCC - FLAVIANE NEVES MANOEL639.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.