Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23951
Título: Quando a exploração do trabalho infantil não parece ter fim: análise a partir de aspectos sócio normativos
Autor(es): Silva, Ítalo Felippi de Farias
Palavras-chave: Trabalho infantil
Direito trabalhista
Exploração do trabalho infantil
Data do documento: Jun-2021
Resumo: Analisar a Exploração do Trabalho Infantil, entendendo a necessidade de um maior alcance na implementação de políticas públicas de direitos humanos combativas e preventivas. Com isso, buscamos romper o ideal de naturalização, ainda comum no Brasil, especialmente pela falta de informação. Ressaltamos, para isso, o papel da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989) e do ECA (BRASIL, 1990) como marcos para a proteção integral às crianças, devendo ser garantida pela tríade: família, sociedade e Estado. Nesse sentido, o artigo: Quando a Exploração do Trabalho Infantil Parece Não Ter Fim: Análise a partir de Aspectos Sócio Normativos, tem como objeto central, identificar e nortear a respeito dos dispositivos legais que versam sobre o tema, e como se dá, de forma prática, sua implementação a nível social, com o fim de atender o objetivo de combate a exploração do trabalho infantil, lançando luzes sobre os desafios e possíveis soluções a serem tomadas. Quanto aos objetivos deste estudo, tivemos por escopo: analisar os mecanismos de combate a exploração infantil e as ações políticas que se alinham com a perspectiva de que direitos humanos estão sendo desrespeitados. Buscaremos, portanto, abordar os aspectos normativos que versem sobre a proibição do trabalho infantil, bem como as propostas que visam combater esta prática nefasta que acaba por prejudicar o pleno desenvolvimento e capacidades de crianças.
Descrição: SILVA, Italo Felippi de Farias. Quando a exploração do trabalho infantil não parece ter fim: análise a partir de aspectos sócio normativos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23951
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC cor..pdf66.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Ítalo Felippi Artigo..pdf707.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.