Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23952
Título: | Quem conta um conto, inclui um ponto: a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na educação infantil |
Autor(es): | Lima, Maria Helena Soares de |
Palavras-chave: | Religiões afro-brasileiras Educação infantil Contação histórias Mito dos orixás |
Data do documento: | 28-Mai-2021 |
Resumo: | As religiões afro-brasileiras devem ser inseridas nos currículos oficiais de ensino desde 2003 por força da Lei n º10.639/03 como parte de um conjunto de tradições e valores civilizatórios de origem africana, de grande valor para a compreensão da formação social, cultural e identitária do Brasil, um país multirracial, pluriétnico, pluricultural e multirreligioso. Todavia, convivem com o silêncio pedagógico em consonância com a reprodução e certificação dos valores hegemônicos da sociedade e das práticas sociais, afloradas no espaço escolar. Nesse ínterim, a finalidade desta pesquisa é refletir sobre a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na Educação Infantil, de modo a identificar práticas de superação e enfrentamento à intolerâncias, preconceitos, medos, crenças, representações, estereótipos e discriminações acerca dessas religiões no espaço escolar. Este estudo é de caráter qualitativo, com suporte em revisão bibliográfica, dedicando-se ao levantamento e analises de estudos referentes à temática das religiões afro-brasileiras na educação, dentre os quais se destacam a Lei nº 10.639/03 (BRASIL/MEC, 2003), Prandi (2001), Gomes Junior (2014), Silva (2007) e Tristão (2018). A inserção de conteúdos que desenvolvam debates e o reconhecimento do caráter pluricultural e multirreligioso no espaço escolar, sobretudo na Educação Infantil, significa a ruptura de paradigmas hegemônicos e proselitistas recorrentes no espaço escolar; a promoção de valores éticos, morais e civilizatórios, e, especialmente, representa a garantia do direito a uma educação democrática, tolerante que visibilize, promova e respeite as diferenças constituintes da sociedade brasileira. |
Descrição: | LIMA, M. H. S. de. Quem conta um conto, inclui um ponto: a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na educação infantil. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23952 |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Helena Soares de Lima | PDF - Maria Helena Soares de Lima | 929.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 296.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.