Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23956
Título: Pronomes pessoais sob uma ótica variacionista: o comportamento dos pronomes sujeito e complemento em entrevistas e artigos
Autor(es): Oliveira, Gaylha Wégila de
Palavras-chave: Pronomes pessoais
Variação
Referencialidade
Gênero jornalístico
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma abordagem dos pronomes pessoais na função de sujeito e de complemento em textos jornalísticos – entrevistas e artigos –, sob um enfoque variacionista. Nesse sentido, objetivamos investigar as formas de representação do sujeito e os graus de referencialidade, bem como as do complemento nesses textos. Utilizamos como corpus uma amostra de 8 (oito) entrevistas e 20 (vinte) artigos de periódicos diversos, a partir de uma perspectiva sincrônica da língua. A pesquisa é descritivo-analítica, de base quantitativa e qualitativa. Para uma melhor compreensão do tema, a revisão bibliográfica contempla os conceitos de língua e de gramática na perspectiva funcionalista da língua, passando por abordagens acerca da gramaticalização, focalizando as transformações ocorridas no processo de gramaticalização dos pronomes. Para isso, nos baseamos em autores como Neves (1997), Martellota (2006), Cunha e Tavares (2016), Monteiro (1994), Castilho (2010), Viera e Freire (2012), entre outros. Para a abordagem das noções de sujeito e complemento pronominal na perspectiva tradicional, recorremos a Cunha e Cintra (2001), Rocha Lima (2002) e outros. A análise nos permitiu concluir, em relação à primeira pessoa, que há tendência ao apagamento do sujeito, especialmente em relação ao nós, quanto à segunda e terceira pessoas, há tendência de preenchimento do sujeito. Sob o aspecto da referencialidade, verificamos que a primeira pessoa do singular tem usos definidos, enquanto a do plural tende à indefinição. A segunda pessoa, tem referente definido, quando usado na referência ao interlocutor (na entrevista), mas o você é também utilizado como estratégia de indeterminação. E terceira pessoa, por ser anafórica, tem exclusivamente referência definida no texto.
Descrição: OLIVEIRA, G. W. de. Pronomes pessoais sob uma ótica variacionista: o comportamento dos pronomes sujeito e complemento em entrevistas e artigos. 2021. 82f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23956
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- FINAL. WEGILA2.pdfTCC- FINAL. WEGILA2931.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO CORRIGIDO.pdfTERMO DE DEPÓSITO CORRIGIDO424.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.