Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2396
Título: O tratamento dos gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Souza, Elizângela Maria de Oliveira
Palavras-chave: Gênero Textual
Tipologia
Livro Didático
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Neste trabalho procuramos compreender como os gêneros textuais são abordados em dois livros didáticos de 5ª série (sexto ano). O livro de Marilda Prates “Reflexão e Ação” de 1984 e o livro do “Projeto Araribá” de 2006 são exemplos de como os manuais de Língua Portuguesa pertencentes a décadas diferentes, apesar de terem diferenças na sua estrutura, pelo menos em um aspecto continuam incorrendo no engano de confundir o conceito de gênero e tipologia textual, o que dificulta o entendimento dos alunos em relação aos textos que lhe são sugeridos. Desse modo, tendo como fundamentação teórica autores que discutem o tema, a exemplo de Marcuschi e Travaglia utilizamos os livros com o objetivo de formular uma visão, ainda que abrangente, de como os manuais de Português estão tratando os gêneros textuais.
Descrição: Souza, E. M. de O. O tratamento dos gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2396
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizângela Maria de Oliveira Souza.pdfElizângela Maria de Oliveira Souza531.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.