Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23989
Título: Educação em Direitos Humanos no contexto das Nações Unidas e suas reverberações no nível local: o Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos
Autor(es): Silva, Isabela Victória Barbosa Nogueira e
Palavras-chave: Educação
Paraíba
Direitos Humanos
Data do documento: 2-Jul-2021
Resumo: A pesquisa consiste em discutir a educação para os direitos humanos a partir de uma abordagem transformativa e como um eixo de política pública no Estado da Paraíba, com base no mapeamento das ações do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos (CPEDH). Criado em 2007, o Comitê contribuiu para o desenvolvimento de metas e estratégias relacionadas à educação em direitos humanos, constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e no Plano Estadual de Educação de 2015 (PEE), hoje vigente. A importância da educação como mecanismo para a construção de uma cultura de direitos humanos para todas as pessoas, independente de cor, gênero, origem, classe social ou de limitações de seus corpos torna relevante investigar a contribuição do Comitê no sentido de implementar a educação em direitos humanos em todos os níveis, modalidades e etapas de ensino da Paraíba, como demonstrado na meta 13 do PEE. Essa discussão é feita com base numa visão sistêmica, que nos permite ressaltar a articulação entre as diretrizes das organizações internacionais governamentais sobre a matéria – com destaque para a ONU e a UNESCO – e as diretrizes de educação em direitos humanos no nível local, neste caso, na Paraíba. Conclui-se que, apesar dos esforços envidados até os dias atuais em prol da educação em direitos humanos, a Paraíba precisa de políticas concretas de educação em direitos humanos, o que passa por institucionalizar e fortalecer o CPEDH, dotando-o de capacidade para coordenar os esforços no sentido de concretizar a meta 13 do PEE e de promover uma educação em direitos humanos de natureza crítica e consistente com a nossa realidade.
Descrição: SILVA, I. V. B. N. e. Educação em Direitos Humanos no contexto das Nações Unidas e suas reverberações no nível local: o papel do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23989
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabela Victória Barbosa Nogueira e Silva.pdfPDF - Isabela Victória Barbosa Nogueira e Silva.pdf863.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Isabela1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.