Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24003
Título: Preconceito e discriminação sexual no espaço escolar: desafios e necessidade de educar para os direitos humanos
Autor(es): Araújo, Jucênio Gomes de
Palavras-chave: Direitos Humanos
Discriminação Sexual
Espaço Escolar
Data do documento: 7-Nov-2018
Resumo: O presente artigo objetiva analisar, a concepção dos alunos e alunas do ensino Médio de uma Escola Estadual localizada na cidade de Puxinanã sobre a Diversidade sexual no espaço escolar, nosso objetivo foi analisar se nesse espaço escolar há violações de direitos humanos no que se refere a diversidade sexual, e propormos perspectivas para se educar em direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 10 (dez) perguntas, respondidas por 12 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos. Desse questionário foram selecionadas (sete) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que há urgentemente a necessidade de se trabalhar os direitos humanos na escola, ou seja, uma educação para e em direitos Humanos, pois, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos, verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Conclui-se que debates e discussões sobre Violações aos Direitos Humanos são necessários no espaço escolar, havendo a necessidade urgente de se abordar temáticas voltadas a atender aos grupos vulneráveis, tais como negros, mulheres, idosos, crianças e em especial, LGBTT, alvo desse trabalho. A busca pelo reconhecimento e valorização de uma sociedade plural e como consequência o respeito a diversidade sexual, é um tema de total relevância para ser abordado não somente na escola pesquisada, mas em todas.
Descrição: ARAÚJO, Jucênio Gomes de. Preconceito e discriminação sexual no espaço escolar: desafios e necessidade de educar para os direitos humanos. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24003
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucênio Gomes de Araújo.pdf6.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.