Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24013
Título: | Educação ambiental e a cobrança de respostas punitivas por crimes ambientais: uma análise à luz do caso Mariana/MG |
Autor(es): | Silva, Nathalia Duarte |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Caso Mariana/MG Crimes ambientais |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Resumo: | O artigo pretende defender e fortalecer a pretensão da implantação da educação ambiental, conforme os termos da Lei. 9.795 de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, tendo o objetivo de analisar de que modo esta poderá contribuir na construção de uma coletividade dotada de consciênciasocioambiental, identificando inclusive, que a devida atenção e efetivação da disciplina se faz ainda mais necessário no ensino básico. Assim, o presente trabalho utiliza o desastre ocorrido com o rompimento da barragem de fundão na Cidade de Mariana/MG, analisando as consequências da tragédia, apontando a precária atuação da coletividade e do poder público, e defendendo a implantação da educação ambiental como ferramenta eficaz na construção da conscientização local e global a fim de evitar novas catástrofes ambientais e incitar na coletividade a necessidade de cobrar respostas punitivas pelos crimes ocorridos. Para tanto, são utilizados os métodos bibliográfico, qualitativo e indutivo. |
Descrição: | SILVA, Nathalia Duarte. Educação ambiental e a cobrança de respostas punitivas por crimes ambientais: uma análise à luz do caso Mariana/MG. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24013 |
Aparece nas coleções: | 22 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nathalia Duarte Silva.pdf | 5.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.