Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24022
Título: A lei 11.340/06, sua atuação quanto a violência doméstica psicológica e os danos à vítima
Autor(es): Souza, Laryssa Gomes de
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência Domestica
Danos Psicologicos
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A presente artigo trata sobre o desenvolvimento da lei que trata da violência doméstica na seara criminal e a relação entre um dos tipos de violência que ela pode ser vítima, no tocante às relações familiares em seu lar. A legislação vigente embasa-se na Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, mulher que foi vítima de violência doméstica homenageada por este dispositivo legal. Este tipo de violência tem incidido sobre as mulheres desde os tempos mais remotos. A submissão frente à figura masculina sempre foi verificada mesmo que nas civilizações mais antigas. No Brasil não foi diferente, o modo como fomos colonizados, tendo como base o patriarcalismo, fundamentou esses princípios, visto que ainda se faz presente em todas as classes sociais. Dentre os tipos cinco tipos de violência citadas nesta magnífica lei, tem-se a violência psicológica, agressão por vezes silenciosa, porém tão ou mais agressiva que as demais elencadas. Saber identificar o problema, verificar os desdobramentos que podem acarretar, como punir os agressores, aonde ou a quem recorrer e sanar os danos fazem parte da luta constante de mulheres e operadores do direito que visam combater este problema ainda tão evidente na sociedade brasileira.
Descrição: SOUZA, Laryssa Gomes de. A lei 11.340/06, sua atuação quanto a violência doméstica psicológica e os danos à vítima. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24022
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laryssa Gomes de Souza.pdf9.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.