Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2403
Título: Concepções de escrita em propostas de produção textual: o vestibular da UEPB e o ENEM em foco
Autor(es): Costa, Carolina Herculano
Palavras-chave: Escrita
Gêneros Textuais
Letramento
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho discute sobre as concepções de escrita presentes nos enunciados do caderno de redação do concurso vestibular da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) nos anos de 2011/2012, como também do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010 e 2011, realizando uma abordagem sociointeracionista. Nestes termos, sua finalidade consistiu em analisar as propostas de produção textual dos referidos concursos, atenuando a questão da importância dos gêneros textuais para tal abordagem. No que se refere às concepções de escrita tivemos contribuições teóricas Bronckart (2006), Bazerman (2007) e Garcez (2004), sobre os gêneros textuais e as práticas de letramentos recebemos contribuições de Nascimento e Zerondi (2009), dentre outros. Em linhas gerais, os resultados nos apontam uma preocupação dos elaboradores dos concursos em vincular a proposta de redação à noção de gêneros textuais, enfatizando questões linguísticas e de circulação social, o que resulta, a nosso ver, uma forte influência das teorias sociointeracionistas de linguagem nas propostas de produção textual dos referidos concursos.
Descrição: Costa, C. H. Concepções de escrita em propostas de produção textual: o vestibular da UEPB e o ENEM em foco. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2403
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Herculano Costa.pdfCarolina Herculano Costa1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.