Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24033
Título: Lei de drogas e convenções internacionais: análise sobre o uso de plantas com substâncias psicotrópicas no contexto religioso e medicinal
Autor(es): Medeiros, Alisson Paulinelle de Morais
Palavras-chave: Lei Antidrogas
Uso Medicinal das Drogas
Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: O presente artigo tem por objetivo geral promover a análise jurídica sobre o exercício constitucional da liberdade de consciência e crença e do direito à vida sob o fundamento garantista que afirma o uso de plantas psicoativas em detrimento à política proibicionista de combate e “guerra às drogas”. Dentre os objetivos específicos, contextualizar as redações normativas das Convenções Internacionais que tratam da matéria sobre drogas, analisar a específica Lei de Drogas 11.343/2006 e a competência dos Órgãos Federais da Administração Pública quanto ao controle e regulamentação de substâncias psicotrópicas como o Dimethyltryptamine (DMT) encontrado na Ayahuasca, o Tetrahidrocarbidinol (THC) e o Canabidiol encontrados na Cannabis sativa. Quanto aos fins, o estudo é desenvolvido com base no método descritivo e fenomenológico, bem como pela pesquisa bibliográfica e documental em relação aos meios. Em conclusão, demonstrou-se que embora o uso de plantas psicotrópicas para fins religiosos e medicinais tenha ganhado notoriedade, observa-se que o processo de regulamentação e legalização ainda encontra entraves diante da política proibicionista e criminalizadora, portanto sendo cerceada a liberdade e a dignidade dos indivíduos tanto para exercerem sua livre consciência e crença por meio do uso sacramental da Ayahuasca, quanto ao direito de tratamento de doenças graves como Alzheimer, Parkinson, Epilepsia e Esclerose múltipla por meio do uso de medicamentos derivados da Cannabis sativa, obrigando assim esses pacientes a recorrerem ao processo de judicialização.
Descrição: MEDEIROS, Alisson Paulinelle de Morais. Lei de drogas e convenções internacionais: análise sobre o uso de plantas com substâncias psicotrópicas no contexto religioso e medicinal. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24033
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Paulinelle de Morais Medeiros.pdf631.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.