Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24044
Título: Sistemas de produção animal no semiárido e uso da caatinga Catolé do Rocha - PB 2021
Autor(es): Silva, Ariano Barreto da
Palavras-chave: Capacidade de suporte
Forrageiras nativas
Pluriatividade
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: Os sistemas de produção praticados na região Semiárida nordestina apresentam baixa sustentabilidade devido à variabilidade da oferta de forragem, sendo o clima dentre outros fatores, o que mais contribuí para tal situação. A área nuclear do semiárido ocupa cerca de 11% do território nacional, seu interior, no sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência de uma vegetação denominada Caatinga. Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo. Em função das condições edafoclimáticas desfavoráveis à pecuária tem se constituído, ao longo do tempo, como atividade básica das populações rurais. Com a baixa capacidade de suporte dos pastos nativos e a pequena área da maioria dos sistemas de produção e das pastagens cultivadas, são limitadas as alternativas para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável. Esses aspectos reforçam o uso de estratégias alimentares como conservar o excedente de forragem da época chuvosa na forma de feno ou silagem para suplementação dos animais no período seco, com objetivo de melhorar os índices produtivos. A exploração pecuária com base na Caatinga deve levar em consideração o equilíbrio do ecossistema, ou seja, reduzir a pressão de pastejo e a manipulação da vegetação a um nível de tolerância compatível com os limites da produção do ambiente em questão.
Descrição: SILVA, A. B. da. Sistemas de produção animal no semiárido e uso da caatinga. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para O Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24044
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariano Barreto da SilvaPDF - Ariano Barreto da Silva1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito584.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.