Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24082
Título: Reflexões sobre a contação de história como abordagem metodológica nas práticas educativas na educação escolar quilombola
Autor(es): Oliveira, Thays de Freitas
Palavras-chave: Infância
criança negra
contação de história
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Este trabalho discute sobre infância na perspectiva histórica, social, cultural e educativa, enfatizando a contação de história, em especial na infância negra, como prática lúdica facilitadora da aprendizagem, apresentando propostas pautadas nas vivências de pessoas idosas da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, vistas como representatividades positivas da história local e memórias vivas daquele povo. O objetivo geral é analisar como a prática de contação de história contribui para o desenvolvimento e afirmação étnica da criança negra na educação infantil. O trabalho está situado no campo de estudo da educação quilombola, foi realizada uma discursão teórica com autores que nos possibilitam melhores compreensões sobre este estudo como: Ariés (1981), Abramovich (2001), Oliveira (2006) e Carril (2017). A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Diante dessa pesquisa foi possível compreender que a contação de história como prática educativa é fundamental no ensino-aprendizagem no contexto social quilombola e como ressignificação das vivências e saberes relacionados à ancestralidade e cultura da comunidade, juntamente com as práticas propostas nos documentos sobre educação quilombola na formação de crianças negras. Palavras-chave: Infância. Criança negra. Contação de história.
Descrição: OLIVEIRA, Thays de Freitas. Reflexões sobre a contação de história como abordagem metodológica nas práticas educativas na educação escolar quilombola. 2021. 45f. Monografia ( Especialização em educação Étnico racial na educação Infantil) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24082
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Thays de Freitas Oliveira.pdfPDF- Thays de Freitas Oliveira690.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito- TCC Thays PDF.pdfTermo de depósito-TCC Thays615.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.