Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24084
Título: A representatividade negra nos livros de literatura infantil: O cabelo de Lelê
Autor(es): Sales, Jessica Roberta Rufo Sales
Palavras-chave: Educação
Pesquisa
Literatura Infantil
Representatividade
Data do documento: 3-Mai-2021
Resumo: A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em Educação Étnico racial na Educação Infantil tem por objetivo central realizar uma análise critico-reflexiva do livro ―O cabelo de Lelê‖ de autoria de Valeria Belém e ilustrações de Adriana Mendonça, buscando compreender de que maneira a Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança negra a partir da representatividade da personagem negra nas histórias infantis para a primeira infância. Buscando refletir sobre a importância da representatividade na Literatura infantil para a criança negra com mediação docente no processo educacional. Assim sendo, a pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, pois está debruçada sobre questões que não podem simplesmente ser mensurada, para tanto, foi adotado o tipo bibliográfico exploratório, com a finalidade de compreender de que maneira a Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança negra a partir da representatividade da personagem negra nas histórias infantis para a primeira infância. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Dionizio (2010), Munanga (2011), Gomes (2012) dentre outros, que colaboraram para a conclusão que desde cedo à criança convive com preconceitos, racismo e que o uso da Literatura infantil em sala, pode auxiliar na construção de sua identidade e desconstrução dos estereótipos produzidos pelas pessoas.
Descrição: SALES, J. R. R. A representatividade negra nos livros de literatura infantil: O cabelo de Lelê. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24084
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfPDF - Jessica Roberta Rufo Sales1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (2).pdfTermo de depósito146.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.