Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24106
Título: Programa Residência Pedagógica : experiências de ensino e aprendizagem
Autor(es): Silva, Eliane de Oliveira
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica
Escola
Formação de professores
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: O presente estudo objetiva analisar resultados da experiência vivenciada por meio do Programa de Residência Pedagógica, ocorrido de agosto de 2018 a janeiro de 2020, no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus I), orientado pela Profª Dra Francisca Pereira Salvino. O relato descreve e analisa parte da formação, das observações e da regência de sala de aula, considerando o período de 11 de fevereiro de 2019 a 17 de junho de 2019, quando a residência ocorreu numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de educação, da cidade de Campina Grande/PB. A Escola, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), propõe desenvolver ações que favoreçam condições mais apropriadas à construção do conhecimento por parte dos/as educandos/as, com o objetivo de transformar a sociedade através de uma consciência crítica e participativa. Consideramos que a Residência Pedagógica foi uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional, uma vez que a professora/preceptora da Escola foi bastante competente e compromissada com a nossa formação, estreitando a relação entre a teoria e prática vivenciada na sala de aula. Além disso, a interação direta com os/as alunos/as e a mediação da UEPB nos proporcionou um vasto conhecimento acerca da formação dos/as educadores/as. A regência nos trouxe a oportunidade de vivenciar atividades com diferentes conteúdos e em diferentes perspectivas dos processos de ensino e aprendizagem.
Descrição: SILVA, E. O. Programa Residência Pedagógica: experiências de ensino e aprendizagem. 2021.19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24106
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliane de Oliveira Silva finalizado.pdf883.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ELIANE OLIVEIRA Termo de Autorização.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.